Páginas

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

OPERAÇÃO REI DO GADO, EM SANTA VITÓRIA PARA COMBATE AO ABIGEATO: UM PRESO E DEZOITO BOIS RECUPERADOS


Durante a manhã e a tarde desta sexta-feira (3/dez), agentes das DPs de Santa Vitória do Palmar e do Chuí, comandados pelo Delegado Rafael Vitola Brodbeck e pela Delegada Anne Vontobel, deflagraram a Operação Rei do Gado.

Com base em informações e investigações prévias, os policiais percorreram 260km, a maior parte em estradas de chão pelo interior do município de Santa Vitória do Palmar, visando a encontrar vacas e bois furtados de propriedades da região, e que estariam nas fazendas de um suposto abigeatário, Luiz Carlos Schnarndorf Ribeiro, 47 anos, de alcunha justamente “Rei do Gado”, dando assim nome à operação. Após a confirmação de que o gado realmente lá estava, sendo analisadas as marcas e sinais, dezoito bois foram recuperados pela Polícia Civil.

Foi iniciada, então, perseguição imediata a Luiz Carlos, a quem foi dada voz de prisão em flagrante pelo delito de receptação qualificada. Luiz Carlos foi encontrado em uma estrada vicinal, dirigindo-se a outra de suas propriedades.

Há informações de que Luiz Carlos teria vendido parte do gado furtado para um frigorífico em Pelotas, o que desencadeou uma pronta ação da equipe da DEFREC local, liderados pelo titular, Delegado Gustavo Silveira Pereira, confirmando a transação de animais pelo suspeito, restando apenas apurar se estes também eram furtados.

O Auto de Prisão em Flagrante (APF) foi lavrado na DP de Santa Vitória do Palmar, e, segundo o Delegado Brodbeck, o acusado poderá pegar de três a oito anos de prisão, ou, se apurada a responsabilidade no próprio abigeato, de dois a oito por furto qualificado.

8 comentários:

Rogério Brodbeck disse...

Parabéns pela operação, a fruta não cai longe do pé e quem herda,não rouba, abraço.

renato basilio disse...

Parabéns Delegado, ao senhor e... a "SUA EQUIPE"!!!

Anônimo disse...

Senhor Delegado essa foi uma ótima operação,mas ele ja teve preso outras vezes e tem processos e ta sempre em liberdade.como pode isso?

Anônimo disse...

Ah e parabéns por sua atuação na nossa cidade!

Rafael Vitola Brodbeck disse...

Gracias, pai, Renato e anônimo.

Bem, ele responde em liberdade porque é natural que só tenha prisão definitiva após o julgamento irrecorrível. Considero isso normal, dado que, enquanto a prova não for suficientemente apresentada, não se pode emitir um juízo tão importante acerca de um direito fundamental como a liberdade.

O problema não é responder em liberdade, mas a lentidão de um julgamento. Claro que isso nem sempre é culpa dos magistrados, e sim do "estilo" de nossas leis arcaicas e lenientes para com a vagabundagem.

Luciano Dutra Almeida disse...

É o Rio Grande Antigo que retorna... Viva o Rio Grande! Não esmoreça nunca, Delegado! A comunidade e os demais agentes precisam de exemplo, para que não seja somente o passado a nossa fonte de inspiração. A saga de Gumercindo Continua!!!
Abraço!

Anônimo disse...

Prezado delegado, sou natural de Santa Vitória e acadêmica de direito. Ao ler o seu blog fiquei me questionando acerca da ética na profissão de um delegado. Qual a finalidade de expor a vida das pessoas em um blog sendo que não se têm provas suficientes como destacadas, pelo senhor, no comentário acima? Essa exposição em um blog não será motivo para gerar preconceito por parte da população enquanto o réu ainda não foi condenado? Além disso, quero destacar que a ferramenta virtural (blog) poderia ser melhor utilizada pelo senhor, pois quando acessei o seu blog pensei que se tratava de um blog sério que discutia questões importantes sobre a cidade, no entanto me deparei com fotos exibicionistas que me lembraram o capitão Nascimento do "Tropa de Elite". Att. uma cidadã preocupada com a cidade em que nasceu

Rafael Vitola Brodbeck disse...

E qual o problema de fotos com armas, minha cara? Quanto à notícia, se trata de direito à informação, e que foi usado em vários jornais do Estado.

Não autorizo que questiones minha ética e sou eu quem exponho meu corpo para defender a cidade em que nasceste.

A cidade está e ficará segura. Não precisas te preocupar, do alto do conforto de tua faculdade.

Ademais, o blog é meu e eu uso como eu quiser. O blog não tem a pretensão de discutir nada em uma cidade à qual recém cheguei. Isso, sim, seria antiético e uma pretensão de minha parte. No blog, comento temas jurídicos - pode procurar e verá -, atividade policial, e noticio algumas ações de nossa valorosa equipe.

Os incomodados que não nos visitem. Simples.

Postar um comentário